top of page

Primavera e vinho rosé - deu match!

Por Rosana Ferreira



Começa a primavera e se, para você o vinho símbolo desta estação é o rosé, parabéns, está certo! Assim como a nova estação do ano, que está entre a temporada fria e a quente, o rosé está entre o vinho tinto e o branco.

Voltando ao nosso casal perfeito, rosé e primavera, as possibilidades de harmonização são muitas e podem agradar a todos os gostos. Leve, fresca, frutada, aromática e com a cor mais linda que desperta desejo de experimentá-la, a bebida vem ganhando adeptos no Brasil. Se você é um deles, estamos aqui para ajudar. Confira nossas dicas e aproveite para harmonizar o rosé com vários pratos, inclusive o restaurateur Marcelo Rosa(@marcelojesusrosa) do Amí Bistrô criou várias opções para este match.


ENTRADAS E PETISCOS

A gente costuma dizer que alguns rosés leves são vinhos de piscina, já que realmente são perfeitos para esses momentos. Ainda mais porque ficam ótimos com finger foods.

Para quem gosta de petiscos fritos, o rosé vai bem com lulas à dorê, arancini (bolinho de risoto com recheio de muçarela) e até batatas fritas acompanhadas de mostarda Dijon, já que a bebida ajuda a limpar o paladar e sua boa acidez equilibra a untuosidade das frituras.




Também fica perfeito com pratos frios, como as saladas – de folhas verdes com frutas, caprese –, além de ceviche, coquetel de camarão, bruschettas (foto acima) e burrata ao pesto. “Esses dois últimos itens estão no cardápio do Amí Bistrô e, além dos ingredientes frescos e de alta qualidade, têm um alinhamento perfeito com o vinho rosé”, esclarece Marcelo Rosa.

Embutidos também se dão bem com a bebida, a exemplo de uma boa tábua de frios, com presunto cru, linguiças, mortadela e salsichões. Rosbife, pastrami e carpaccio também casam bem com esse vinho e podem ser acompanhados com geleias agridoces, pimentas leves e mostarda.


VEGETAIS

Eles podem ser coadjuvantes ou protagonistas. Vão bem, portanto, para acompanhar carnes, peixes e massas, mas podem ser o prato principal, no caso de uma lasanha vegetariana ou um ratatouille, pratos que levam ingredientes como abobrinha, berinjela, pimentões, cebola e tomate.

“No almoço pouca gente pedia o vinho rosé, após incluirmos a lasanha vegetariana isso mudou e surpreendeu os clientes”, ressalta o restaurateur Marcelo Rosa.


PEIXES

O salmão está no topo das melhores combinações com vinho rosé. Quando tiver dúvida em alguma harmonização, olhe a cor da bebida e da comida, o que neste caso, são quase iguais, então “deu match”. Uma combinação perfeita é o Salmão Pupunha (foto abaixo) do Amí Bistrô, que tem salmão grelhado servido com espaguete de pupunha e cogumelos ao molho pesto com crisps de alho-poró.



Se você é fã de frutos do mar, como camarão e lula, bingo! Experimente a receita com esses ingredientes combinados a espaguete com tinta de lula e molho bisque (foto no topo da página). Outro rei do mar, o polvo, não pode ficar de fora da lista, numa combinação que está no cardápio do Amí Bistrô, com arroz negro ao molho bisque, raspas de limão siciliano e tomates confit.


CARNES

A versatilidade do rosé passa, sim, pelas carnes, a começar pela de frango, principalmente sobrecoxa e peito grelhados. No Amí Bistrô, as sobrecoxas grelhadas são acompanhadas de molho Dijon e salada. Outra boa combinação que surpreende pela simplicidade é com estrogonofe de frango ou carne, uma receita tradicional e bem fácil de preparar em casa.



E quem disse que rosé não combina com carne vermelha? Não sei quem disse, mas está redondamente enganado. Esse tipo de vinho aceita carnes magras numa boa, já que possui menos taninos que os tintos e são mais estruturados que os brancos. Experimente com steak tartare (foto acima), filé grelhado, picadinho e assados - apenas tome cuidado com o molho, escolha molhos mais leves, assim não passará por cima do rosé.


ESPECIARIAS E ERVAS

As ervas, especiarias e pimentas ajudam a construir o sabor do prato e enriquecem a harmonização com rosé, portanto aposte em manjericão, hortelã, coentro, cravo, canela, noz moscada, gengibre, cominho, alecrim, tomilho, orégano e pimentas leves.

Agora é só colocar em prática!


Santé, mon ami!

177 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page