Buscar
  • Amí Bistrô

Por que a Batata Roxa é a queridinha dos chefs?

Atualizado: 5 de Out de 2019

Por Rosana Ferreira

@rosana_moda_ferreira

@amibistro.sbc



A batata-doce, conhecida entre o pessoal que faz dieta e encara a academia, além de ser um ingrediente delicioso, traz inúmeros benefícios à saúde em suas três versões: branca, roxa e alaranjada. A roxa, em especial, desponta como um ingrediente considerado gourmet na gastronomia atual, e o Amí Bistrô foi o primeiro na região do ABC a incluí-la em seus pratos há mais de dois anos.


De alimento nutritivo passou, portanto, a figurar como acompanhamento de receitas sofisticadas e, muitas vezes, é o protagonista do prato por sua cor arroxeada que chama a atenção. De fácil preparação, a batata roxa pode ser utilizada como chips, purê, nhoque, salteada, cozida, assada, para dar liga em receitas, enfim um coringa para variar o cardápio. “É melhor excluir apenas as preparações fritas, por imersão ou não, porque perdem boa parte de suas propriedades nutricionais devido à alta temperatura, além de acrescentar gorduras que só fazem mal a saúde”, alerta o médico nutrólogo Joaquim Menezes (@dr.joaquimmenezes), da Clínica O3 (@clinica_o3), de São Bernardo.


No Amí Bistrô, o ingrediente está presente na Barriga de Porco (foto acima), cuja carne é confitada, acompanhada de purê de batata roxa, picles de rabanete e redução de laranja. “Já fizemos esse purê com salmão grelhado, um prato que fez muito sucesso por ser fit e ao mesmo tempo muito saboroso. Hoje, além da barriga de porco, temos nhoque de batata roxa com molho de queijo de cabra (foto abaixo) e linguado com legumes e chips de batata roxa”, conta Marcelo Rosa, o restaurateur do bistrô.




Raio-x da batata-doce

A batata-doce pode ser recomendada para todo tipo de dieta, segundo Menezes. “O mais importante é ajustar as quantidades de acordo com o objetivo da intervenção dietética, como ganho de peso, perda de peso, dietas para controles de doenças como diabetes, hipertensão, problemas renais etc.”, explica.

De acordo com a tabela TACO (Tabela Brasileira de Composição de Alimentos), 100 g de batata-doce contêm:

Calorias: 76,8 Kcal

Carboidratos: 18,4 g

Proteínas: 0,6 g

Gorduras: 0,1 g

Fibras: 2,2 g

Cálcio: rica nesse mineral importante para os ossos.


Vitamina A: importante para a saúde da visão, dos cabelos, do sistema imunológico e da pele, pois auxilia na cicatrização, na textura dos ossos e na formação de colágeno. Ela é responsável pelo bom funcionamento de todos os tecidos do corpo e, por ser uma vitamina antioxidante, ajuda na eliminação de radicais livres.


Vitamina C: essencial para a defesa do organismo, ajuda no combate às infecções e auxilia na formação dos tecidos, pois participa da constituição da parede celular de todas as células do corpo, como ossos, dentes e cartilagens. Também é muito importante no combate às hemorragias e no fortalecimento do sistema imunológico, pois auxilia na absorção do ferro. Os seres humanos não fabricam vitamina C, então é importante ingerir diariamente alimentos ricos nessa vitamina.

Por se tratar de uma vitamina antioxidante, tem a capacidade de proteger o organismo dos danos provocados pelo estresse oxidativo, ou seja, do excesso de radicais livres no organismo. Esse efeito no nosso corpo pode causar danos à nossa saúde, como a perda de elasticidade da pele, doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes, arteriosclerose, lentidão mental, mal de Parkinson e mal de Alzheimer, mas vale uma observação.


Vitamina B6: reduz o risco de doenças cardíacas, ajuda na manutenção do sistema nervoso central e imunológico, previne anemia, aterosclerose e câncer. Atua também na redução de espasmos musculares e do colesterol, alivia sintomas da menopausa, enxaquecas e náuseas, é bom para a pele e melhora a visão.


Vitamina B3: diretamente ligada à produção dos hormônios estrogênio, progesterona, testosterona e insulina. Ela é importante no transporte de hidrogênio intracelular e é um dos nutrientes essenciais na geração de energia pelo organismo. Auxilia no funcionamento do cérebro, no bom humor, na saúde da pele, no sistema nervoso, no sistema imunológico e no sistema digestivo. Reduz triglicérides, colesterol, regula o açúcar no sangue e protege o corpo contra poluentes e toxinas.


Índice glicêmico baixo: 32 quando ainda cru, cozido por 20 minutos sobe para 44 e assado por 35 minutos aumenta para 64. Esse índice indica que o alimento é digerido de forma mais lenta pelo organismo, portanto os níveis de açúcar no sangue não ficam no pico e depois despencam, o que contribui para o controle do apetite.


Poder antioxidante

Assim como o vinho, as batata-doces em geral têm poder antioxidantes, muito indicadas para quem pratica atividade física. “Isso porque elas possuem antocianinas, que têm sido associadas com a proteção de células e tecidos no organismo prevenindo e reduzindo o risco de doenças crônicas”, explica o nutrólogo Joaquim Menezes.

Segundo o médico, as antocianinas estão presentes em maior concentração na casca da batata, independentemente da sua cor, local onde é três vezes mais elevada do que na polpa. “Por isso, para colher os benefícios das antocianinas em sua plenitude é preciso o consumo de sua casca”, afirma.


Branca x roxa


Batata roxa in natura

A batata roxa tem apenas 2 kcal (por 100 g) a mais que a branca, com as mesmas quantidades de vitaminas e minerais. “Ambas são nutricionalmente muito parecidas”, afirma Menezes.


E não confunda: a batata-doce roxa apresenta casca e polpa nesta cor (foto ao lado), diferentemente da branca, que tem uma versão com casca rosada e polpa branca.


O sabor da batata doce roxa é mais adocicado e textura mais macia. A branca tem o sabor muito suave e textura mais seca, ótima para fazer massas. Assim a preferência fica por conta do paladar e do visual, mas todas são boas escolhas para uma alimentação saudável.

44 visualizações

Av. Kennedy, 38 - São Bernardo do Campo  - SP

cliente@amibistro.com.br

Telefone: (11) 2833-2883

Estacionamento: Grátis no Almoço (Seg a Sab - por 2 horas) - Novo Local

Av. Kennedy, 27 - Edif. Prime (em frente ao Bistrô)

Valet no Jantar ($25)